Na notícia abaixo, publicada pelo jornal Gazeta do Povo, o Dr. Gustavo Tramujas, sócio proprietário do escritório Hofstaetter Tramujas & Castelo Branco Advogados Associados, expõe a sua opinião quanto a suspensão dos novos pedidos de nacionalidade.
Órgão afirma que a grande procura de brasileiros por vistos de residência, estudantil e imigração sobrecarregou os serviços prestados.
O Consulado de Portugal em São Paulo suspendeu até o dia 2 de janeiro de 2019 o recebimento de novos pedidos de imigração para o país.
Além de São Paulo, o escritório consular de Santos (SP) também interrompeu o serviço. De acordo com um comunicado emitido na tarde desta quinta-feira (18), o Consulado afirma que o sistema ficou sobrecarregado por conta do número cada vez maior de brasileiros em busca de serviços de vistos de residência, estudo e nacionalidade portuguesa.
“Apesar de todos os esforços envolvidos, esta demanda crescente provocou uma demora na capacidade de processamento, análise e conclusão de novos pedidos”, explica a nota.
>> Número de turistas brasileiros em Portugal cresce 39% e bate recorde em 2017
O Consulado português no Rio de Janeiro também emitiu um comunicado semelhante, dizendo que tem trabalhado para minimizar a crescente procura. O escritório continua funcionando, mas com limitações.
“Neste contexto, o Consulado-Geral informa que a agenda continua a ser aberta em cadência semanal e em dias e horas aleatórios, para evitar a utilização de sistemas a empresas privadas que reservam vagas de forma abusiva, lesando os demais utentes”, afirma.
Já o Consulado português em Curitiba informou que segue funcionando normalmente, já que não recebe pedidos de nacionalidade. A orientação é de que os interessados entrem em contato diretamente com a Conservatória de Registros Centrais (veja no fim da reportagem).
Segundo o governo português, já são mais de 85 mil brasileiros com visto de residência no país — é a maior comunidade estrangeira em Portugal. Esse número não inclui aqueles que têm dupla nacionalidade (portuguesa ou de outro país da União Europeia), o que indica que a quantidade efetiva de brasileiros em solo lusitano é ainda maior.
Segundo a advogada Liana Maria Taborda Lima, especialista em imigração, a procura por vistos e imigração para outros países aumentou mais de 60% nos últimos dois anos. De acordo com ela, a suspensão dos serviços no Consulado de Portugal em São Paulo é apenas administrativa.
“Não é nada relativo a uma decisão de uma nova lei ou algo que esteja por vir que mude os requisitos para a obtenção da nacionalidade portuguesa”, salienta.
Já o advogado Gustavo Hofstaetter Tramujas, especialista em nacionalidade portuguesa, explica que a paralisação já era esperada. Ele tem um escritório em Lisboa, e conta que o órgão está com falta de funcionários para atender a demanda.
“O Sindicato dos Funcionários do Registro e Notário de Portugal, inclusive, no início de outubro decretou uma greve de três meses nos serviços do Instituto em protesto por questões relacionadas com o sistema remuneratório, revisão das carreiras e lei orgânica, no entanto, os serviços em Portugal não foram suspensos até o momento”, analisa.
O Consulado informa ainda que quem não puder esperar até o dia 2 de janeiro de 2019 pode dar entrada no pedido diretamente na Conservatória dos Registos Centrais, pelo site do órgão e que vai publicar novas informações sobre os processos de nacionalidade a partir do começo de 2019. O serviço custa a partir de R$ 60 dependendo da finalidade do visto.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/consulado-portugal-sp-suspende-pedidos-de-vistos/
Notícias Relacionadas
Sistema de informática para cidadania portuguesa “está um caos”, dizem advogados
Utilizadores ficam sem acesso durante dias. Às vezes, sistema indica que processo voltou ao início,…
AMA alvo de ciberataque. Várias plataformas do Estado não estão a funcionar
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo, esta quinta-feira, de um ciberataque e…
MILHARES DE BRASILEIROS GANHAM DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA A PARTIR DE HOJE
Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira.…