Nesta quinta-feira, 18 de outubro, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo publicou em seu site uma nota suspendendo o serviço de nacionalidade portuguesa até o dia 2 de janeiro de 2019.
O órgão alega um número crescente de pedidos e a suspensão também se estende á representação consular em Santos, embora o Consulado Geral de Portugal do Rio de Janeiro também tenha limitado alguns serviços na área de nacionalidade já há pelo menos seis meses.
A paralisação temporária não é uma surpresa, tendo em conta os problemas atualmente enfrentados não somente pelo órgão em São Paulo, como também pelos demais consulados de Portugal no Brasil e pelo Instituto do Registro e do Notário em Portugal, órgão que gere as Conservatórias dos Registros Centrais e do Registro Civil, no qual tramitam todos os processos de nacionalidade. Falta de funcionários e estrutura adequada para atender a demanda, que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, são os principais problemas.
O Sindicato dos funcionários do Registro e Notário de Portugal, inclusive, no início de outubro, decretou uma greve de três meses nos serviços do Instituto em protesto por questões relacionadas com o sistema remuneratório, revisão das carreiras e lei orgânica, no entanto, os serviços em Portugal não foram suspensos até o momento.
Diante do exposto acima, informamos aos nossos clientes que como não utilizamos os serviços dos Consulados, a princípio, os processos que tramitam em Portugal e seus respectivos prazos não serão prejudicados.
Atenciosamente,
Dr. Gustavo Hofstaetter Tramujas
Notícias Relacionadas
Ops! Parece que não há nada aqui.