
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi flagrado na fila de um supermercado em Cascais, usando tênis, short, casaco e máscara de proteção contra o novo coronavírus, e a foto viralizou nas redes sociais. O momento foi captado na tarde do último sábado, depois de um passeio a pé pela cidade onde mora, segundo apurou o “Jornal de Notícias”.
A reação na internet foi de elogios ao comportamento do presidente, cumprindo as recomendações das autoridades de saúde. Ele é apontado como um exemplo nesta nova fase de “desconfinamento” após o pico da pandemia de Covid-19, em que a nova normalidade exige regras de distanciamento social. “Num hipermercado de Cascais. Como não curtir?”, foi o que postou o humorista português Eduardo Madeira, que, de acordo com o “Correio da Manhã”, foi quem captou a imagem e postou no Instagram.
Esta não é a primeira vez que Sousa é fotografado fazendo compras em Cascais. No fim de março, viralizou a imagem dele comprando pão – mas o look não era tão descontraído. Neste domingo, ele também foi às compras, no balneário de Ericeira, mas desta vez com jornalistas e em ato oficial, no Mercado Municipal, para motivar os portugueses a sair de casa e reanimar a economia local.
Quase sempre de máscara e, o presidente procurou evitar o contacto físico quando abordado com pedidos de beijos ou abraços, para prevenir a propagação da covid-19, abrindo exceção para cumprimentos com o cotovelo. “Ó senhora Fernanda, eu só não a abraço porque senão mato-a”, justificou-se o chefe de Estado diante da peixeira mais antiga da vila.
O chefe de Estado considerou que é tempo de “fazer a abertura, com cuidado, pequenos passos, e ir perdendo o medo, ir aparecendo e consumindo” e que se deve procurar “consumir o que é português”. “Amanhã (segunda-feira) irei visitar museus, depois almoçar fora ou jantar fora em restaurantes diferentes, tascas”, anunciou Sousa, acrescentando que, no dia 6 de junho, quando as praias do país serão reabertas depois da quarentena, vai “mergulhar logo depois da meia-noite”.
Portugal tem até esta segunda-feira pouco mais de 29 mil casos de Covid-19, com cerca de 1.200 mortes.
Notícias Relacionadas
Sistema de informática para cidadania portuguesa “está um caos”, dizem advogados
Utilizadores ficam sem acesso durante dias. Às vezes, sistema indica que processo voltou ao início,…
AMA alvo de ciberataque. Várias plataformas do Estado não estão a funcionar
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo, esta quinta-feira, de um ciberataque e…
MILHARES DE BRASILEIROS GANHAM DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA A PARTIR DE HOJE
Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira.…