
Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira. O benefício abrange aqueles que vivem em Portugal há pelo menos cinco anos, mas não tinham o tempo de espera pela autorização de residência reconhecido. A alteração ao artigo 15º da Lei da Nacionalidade foi aprovada no Parlamento e entra em vigor a partir de hoje. Antes, o brasileiro e demais estrangeiros que entraram a partir de 2019 em Portugal como turistas poderiam obter uma manifestação de interesse, que é uma autorização provisória.
As autorizações demoram dois ou três anos para chegar e o período entre a manifestação e o novo título era ignorado na contagem dos cinco anos de residência obrigatórios para pedir a cidadania. Os anos perdidos na contagem passam a valer como prazo legal a partir de agora. Quem tem manifestação desde 2019 e conseguiu a autorização anos depois está apto a fazer o pedido de cidadania por tempo de residência. É o caso da alagoana Ysla Xavier, de 27 anos. Assistente em um consultório dentário, diz que fez a manifestação em 30 de janeiro de 2019 e recebeu a autorização em 19 de novembro de 2020.
Ysla comemora que, com a nova lei, recuperou quase dois anos de espera. Agora, vai entrar com o pedido para tirar a cidadania para melhorar de vida. — O mais rápido possível. Porque é muito melhor a cidadania para termos os mesmos direitos que os portugueses — explicou Ysla, que vive em Odivelas, Lisboa. Entre as razões que lista como benéficas, ela cita a possibilidade de mudar de trabalho: — Emprego, por exemplo: conseguimos empregos melhores (com a cidadania).
Notícias Relacionadas
Sistema de informática para cidadania portuguesa “está um caos”, dizem advogados
Utilizadores ficam sem acesso durante dias. Às vezes, sistema indica que processo voltou ao início,…
AMA alvo de ciberataque. Várias plataformas do Estado não estão a funcionar
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo, esta quinta-feira, de um ciberataque e…
Publicação e principais temas contemplados na alteração à Lei da Nacionalidade Portuguesa [Soul Home Portugal]
Foi publicada no Diário da República de hoje a mais recente alteração à Lei da…