O Brasil é o principal país de origem dos pedidos de cidadania, com mais de 400 mil brasileiros obtendo a nacionalidade
O secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, revelou ao Portugal Giro que o governo está empenhado em reduzir o tempo de espera para a cidadania, atualmente em até dois anos e cinco meses, para apenas um ano.
Tavares destacou os esforços do governo em desburocratizar o sistema de cidadania, especialmente através da digitalização do processo, com 28 mil pedidos online feitos na Plataforma da Nacionalidade, sendo quase metade de brasileiros.
O Brasil é o principal país de origem dos pedidos de cidadania, com mais de 400 mil brasileiros obtendo a nacionalidade portuguesa desde 2010. A sobrecarga do sistema em 2022, com cerca de 200 mil pedidos, levou à necessidade de agilizar o processo sem comprometer a segurança.
A modernização digital pretende automatizar mais de 23 mil certidões de nascimento este ano, além de finalizar os registros de netos e filhos de portugueses nascidos no exterior, reduzindo cerca de 100 mil pendências até o final do ano.
O investimento total de mais de €200 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia impulsiona essa reforma profunda nos órgãos estatais, visando tornar os serviços mais ágeis e humanos para quem busca a cidadania portuguesa.
Notícias Relacionadas
AMA alvo de ciberataque. Várias plataformas do Estado não estão a funcionar
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo, esta quinta-feira, de um ciberataque e…
MILHARES DE BRASILEIROS GANHAM DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA A PARTIR DE HOJE
Milhares de brasileiros ganham o direito de pedir a cidadania portuguesa a partir desta segunda-feira.…
Publicação e principais temas contemplados na alteração à Lei da Nacionalidade Portuguesa [Soul Home Portugal]
Foi publicada no Diário da República de hoje a mais recente alteração à Lei da…