A partir desta sexta-feira (14), turistas podem solicitar permanência sem precisar voltar ao Brasil; nova lei também elimina burocracia para imigrantes do Brasil e do Timor Leste.
A partir desta sexta-feira (14), brasileiros que entram em Portugal como turistas poderão solicitar residência sem precisar retornar ao Brasil. A mudança, que entrou em vigor hoje, faz parte de um decreto publicado pelo governo português, facilitando o processo de entrada e permanência de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Até então, após mudança em meados de 2024, quem desejava morar e trabalhar em Portugal precisava solicitar um visto de residência antes de deixar o Brasil. Agora, basta conseguir um emprego ou ingressar em uma instituição de ensino portuguesa para solicitar a autorização de residência diretamente no país. A medida beneficia principalmente quem já está em Portugal e deseja regularizar a permanência sem burocracia adicional.
Apesar da mudança legislativa, ainda há entraves administrativos que podem atrasar a implementação das medidas. A plataforma da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para pedidos de residência já está pronta, mas ainda não foi liberada oficialmente, o que gera incertezas para quem pretende iniciar o processo.
A AIMA informa já ter iniciado iniciou o treinamento de funcionários para viabilizar a mudança, mas ainda não há uma data oficial para o início da entrega dos novos cartões.
Novos cartões de residência
Outra mudança importante que começa a valer nesta sexta é a troca dos antigos documentos de residência em papel A4 por novos cartões com validade de dois anos. Essa atualização facilitará a mobilidade dentro da União Europeia, beneficiando mais de 150 mil imigrantes.
Assim como no caso das autorizações, a troca dos cartões de residência ainda não tem um prazo definido para ser concluída.
Controle de fronteiras
Além de flexibilizar as regras de residência, o decreto estabelece novos mecanismos de controle imigratório, incluindo a implementação do Sistema de Entrada/Saída (SES). A iniciativa visa registrar a movimentação de cidadãos de países terceiros, aumentando o controle sobre a permanência de estrangeiros em território português.
Notícias Relacionadas
Sistema de informática para cidadania portuguesa “está um caos”, dizem advogados
Utilizadores ficam sem acesso durante dias. Às vezes, sistema indica que processo voltou ao início,…
Mercosul e União Europeia anunciam acordo de livre comércio depois de 25 anos de negociações
Confirmação oficial veio nesta sexta-feira (6), após reunião de líderes dos blocos em Montevidéu, no…
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania…