Os serviços de registo vão ser reforçados com a entrada de mais 470 trabalhadores das carreiras especiais até ao final de 2024, no âmbito do Plano Plurianual de Recrutamento.
O Plano Plurianual de Recrutamento prevê a admissão de 400 oficiais de registo e de 70 conservadores. A estes somam-se 357 técnicos superiores que ingressam por via do PRR e da transição do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Na primeira fase deste processo, que teve início em junho, vão ser selecionados 290 candidatos para ingresso nas carreiras de conservador e oficial de registos, de um conjunto de mais de 4700 candidatos. Nesta segunda fase, serão admitidos mais 180 (160 oficiais de registo e 20 conservadores), oriundos da mesma bolsa de recrutamento, o que vai permitir agilizar o procedimento e garantir a entrada em simultâneo dos trabalhadores nos respetivos serviços. As provas de admissão estão já agendadas para a próxima semana, de acordo com as listas provisórias publicadas.
Com a contratação de novos trabalhadores, o IRN assegura a cobertura territorial e o serviço de proximidade, canalizando recursos para as áreas onde são mais necessários, designadamente o backoffice e o atendimento.
Este reforço acontece 23 anos depois do último processo de recrutamento para as carreiras especiais dos registos. Tendo em conta o total de aposentações previstas para o período de 2022 a 2024 (cerca de 550), pela primeira vez em mais de duas décadas, o IRN terá um saldo positivo de entradas.
Em simultâneo decorre o processo de transformação digital, impulsionado pelo PRR com investimento previsto de 42,5M€ para a modernização do Registo, acrescendo eficiência aos serviços e libertando os trabalhadores de tarefas repetitivas, que podem ser realizadas de forma automatizada, e permitindo-lhes que se dediquem a funções de maior valor acrescentado. São exemplos, a comunicação automática do nascimento, a criação da empresa em 10 minutos ou a modernização de todo o sistema que suporta o processo de nacionalidade.
Até ao início do próximo ano, o parque informático dos serviços do Registo será renovado, estando em fase final de aquisição 2.300 equipamentos. Neste momento, estão já contratualizados, ou em procedimentos concursais, 95% dos investimentos do PRR, que vão permitir substituir todos os sistemas informáticos, incluindo equipamentos e aplicações.
O balanço foi assinalado hoje pelo Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, durante a visita aos serviços de registo da Baixa da Banheira e do Barreiro, no âmbito do Roteiro para a Justiça, iniciativa que tem levado a equipa governativa a contactar com os trabalhadores de vários serviços, incluindo cerca de 40 conservatórias.
Notícias Relacionadas
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania
Tempo de espera por título de residência deve contar no prazo de pedido de cidadania…
Demora nos vistos para Portugal prejudica brasileiros
Lentidão na análise e conclusão de processos é obstáculo para viagem de quem já tem…
Portugal está entre os 10 melhores destinos do mundo para nómadas digitais
Portugal tem-se destacado a nível mundial como um destino promissor para nómadas digitais, posicionando-se no…